Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STF decide que, é inconstitucional proibir doação de sangue por homens homossexuais.

Publicado por Davi Dias de Azevedo
há 4 anos


Segundo o Ministro Fachin, a precaução e segurança com a doação de sangue podem e devem ser asseguradas, todavia, sem comprometer a autonomia para ser e existir dos homens homossexuais.

Exigir que somente possam doar sangue após lapso temporal de 12 (doze) meses é impor que praticamente se abstenham de exercer sua liberdade sexual.

O fato de um homem praticar sexo com outro homem não o coloca necessária e obrigatoriamente em risco.

Antes da importante decisão do STF, o grupo de homens homossexuais tinha sua possibilidade de participação extremamente diminuída na execução de uma política pública de saúde relevante de sua comunidade – o auxílio àqueles que necessitam, por qualquer razão, de transfusão de sangue.

Não se pode tratar os homens que fazem sexo com outros homens e/ou suas parceiras como sujeitos perigosos, inferiores, restringido deles a possibilidade de serem como são, de serem solidários, de participarem de sua comunidade política. Não se pode deixar de reconhecê-los como membros e partícipes de sua própria comunidade.

A restrição feita ao grupo de homens homossexuais constituía um tratamento desigual, desrespeitoso, verdadeiro desconhecimento ao invés de reconhecimento desse grupo de pessoas.

A conduta é que deve definir a inaptidão para a doação de sangue, e não a orientação sexual ou o gênero da pessoa com a qual se pratica tal conduta.

REFERÊNCIA:

https://www.esquerda.net/artigo/supremo-do-brasil-anula-restricoes-doacao-de-sangue-por-homens-gay/67862

ação direta de inconstitucionalidade 5.543 distrito federal

CONTATOS:

Dias Azevedo Advocacia:

Instagram: @diasazevedoadvocacia

Linkdin: https://www.linkedin.com/company/diasazevedoadvocacia

Facebook: https://www.facebook.com/DiasAzevedoAdvocacia

Jusbrasil: https://daavz1.jusbrasil.com.br


  • Publicações70
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações161
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-que-e-inconstitucional-proibir-doacao-de-sangue-por-homens-homossexuais/845203382

Informações relacionadas

Modeloshá 4 anos

Reclamação trabalhista - Demissão de dirigente sindical com estabilidade na empresa.

Moises Rodrigues, Estudante de Direito
Modeloshá 2 anos

Reclamação Trabalhista

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)